6 coisas que você precisa saber para cuidar direitinho das suas suculentas

Um guia para todos os pais e todas as mães de plantas.

Oi, pessoal! Você provavelmente está aqui porque é o(a) orgulhoso(a) proprietário(a) de uma suculenta ou porque está interessado(a) em comprar uma — de qualquer forma, seja bem-vindo(a)!

@jenssuccs / Via instagram.com

Você veio ao lugar certo.

Talvez você goste de suculentas porque elas são lindas, ou porque ouviu que elas são "impossíveis" de matar, ou porque elas simbolizam o sofrimento de sua geração.

"as modinhas geracionais de decoração são totalmente arbitrárias, tipo, por que os millennials gostam de suculentas que são basicamente apenas plantas bem hidratadas com uma pele de planta linda que dão um jeito de prosperar mesmo lidando com recursos imprevisíveis e tudo isso em vasinhos mínimos, não faz sentido"

Aham.

Publicidade

Seja qual for o motivo, estamos aqui para ajudar, porque embora as suculentas sejam super resistentes, ainda precisam de amor e carinho como qualquer outra planta.

Há muitas suculentas diferentes, então aqui estão algumas dicas e truques que te ajudarão a lidar com praticamente qualquer uma delas:

1. Em caso de dúvida, escolha vasos de terracota.

@tanemtuwuh / Via instagram.com

Se sua suculenta ainda estiver vivendo em um vasinho de plástico, é hora de mudá-la para uma nova casa! Eu sei, eu sei, a troca de vasos parece difícil. Mas os vasinhos plásticos em que a maioria das suculentas são vendidas restringem seu crescimento e secam muito lentamente — algo que as suculentas detestam. Além disso, colocar as mãos em um pouco de terra é bom para sua saúde mental.

As suculentas preferem que suas raízes sequem rapidamente, então elas se sairão melhor em um vaso com boa drenagem e muito fluxo de ar. Se a suculenta ficar em solo úmido por muito tempo, suas raízes apodrecerão. É por isso que um vaso de terracota é perfeito: seca rapidamente, deixa a terra "respirar", absorve a água do solo e impede que ela se acumule. Escolha um que seja de dois a cinco centímetros maior que o seu vaso atual.

Se você quiser usar um vaso de vidro ou um terrário, não se esqueça de comprar algumas pedras de lava para colocar no fundo. O vidro é muito bonito, mas impede a drenagem. As pedras de lava permitirão que a água se acumule sem afogar as raízes e também absorverão o excesso de água.

Publicidade

2. Dê uma ajudinha ao solo.

@green_experiment / Via instagram.com

Se você for usar terra comum para suas suculentas, pode garantir que a mistura seque rapidamente adicionando um pouco de areia ou perlita, o que a tornará mais permeável.

Para os pais de plantas mais ambiciosos, também é possível fazer sua própria mistura de terra partindo do zero, combinando casca de pinheiro, turfa e granito triturado.

3. Uma boa regra de ouro (verde): só regue a planta quando ela estiver seca.

@ like . try . love / Via instagram.com

Ou seja: Regue o solo da sua suculenta até que o buraco de drenagem no fundo comece a pingar. Depois, não a regue novamente até que o solo esteja completamente seco. Sim, simples assim.

Se você regar demais sua suculenta, as raízes dela apodrecerão. Ou seja, paciência aqui é fundamental. Regar de menos é melhor do que regar de mais. O solo provavelmente levará uma semana para secar, dependendo do tamanho da sua suculenta (as maiores podem levar quase um mês), mas, ainda assim, se o solo continuar úmido após uma semana, não regue. Espere até que ele esteja completamente seco.

Publicidade

4. E use um regador, não um borrifador.

@ikeanederland / Via instagram.com

Você pode ficar tentado(a) a dar uma borrifada em sua suculenta, já que ela parece tão pequena e delicada. Mas isso não levará água às raízes da planta. Na verdade, fará com que a planta crie novas raízes minúsculas para absorver o máximo possível do leve chuvisco. Sua suculenta sobreviverá por um tempo desse jeito, mas uma boa rega a manterá muito mais saudável. Coloque o regador diretamente no solo ao redor de sua suculenta e certifique-se de evitar suas folhas — se elas acumularem poças de água, acabarão murchas e moles.

5. Deixe sua suculenta absorver um pouco de sol.

@jenssuccs / Via instagram.com

Suculentas adoram sol (afinal, são habitantes do deserto, em sua maioria). Elas gostam de qualquer coisa, desde o sol pleno e brilhante até a luz média e filtrada, mas o sol pleno é melhor. Então, encontre a janela da sua casa que receba mais luz solar e as coloque lá.

Importante: suculentas em cores como laranja, roxo e outros tons brilhantes são ainda mais atraídas pelo sol, sendo mais adequadas para viver ao ar livre. Se quiser manter sua suculenta dentro de casa, escolha as verdes, que podem lidar com pouca luz, como uma planta-zebra, planta-jade ou orelha-de-gato.

Publicidade

6. Fique atento(a) para os sintomas das suculentas tristes.

@ studio . laf / Via instagram.com

Boas notícias: folhas mortas na base da sua suculenta não são motivo de pânico! Isso é completamente normal para essas plantas e demanda apenas uma poda. Gentilmente arranque as folhas mortas da base, mantendo a suculenta no vaso enquanto poda para não incomodar as raízes.

Más notícias: se as folhas da sua suculenta estiverem caindo até mesmo com um leve esbarrão, ou se elas parecerem amarelas e transparentes, ou se parecerem moles ao toque, elas foram regadas em excesso. Deixe-as secar completamente antes de regá-las novamente e reduza seu esquema de rega. Manchas pretas também podem ser sinal de excesso de água. Nesse caso, você precisará cortar a parte superior da sua planta, aparar as manchas pretas, deixar a parte cortada secar por três a cinco dias e depois propagá-la em um novo solo.

Se as folhas estiverem começando a enrugar e parecerem um pouco secas e quebradiças, você deve regar mais sua suculenta. Certifique-se de que está encharcando o solo até que a água pingue pelo buraco de drenagem no fundo. Desde que não esteja completamente murcha, ela deverá ficar novinha em folha após alguns ciclos de rega.

Aí está, pais de plantas! Agora, você e sua suculenta estão prontos para prosperar.

@jenssuccs / Via instagram.com

Estamos torcendo por vocês.

Publicidade

Veja também:

Só um pai ou mãe de planta vai se sair bem neste teste

27 dicas para quem quer ter plantas em casa e não tem "dedo verde"

9 plantinhas para ter em casa e que são super fáceis de cuidar

25 plantas que vão te inspirar a ter um jardim dentro de casa

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também